tag:blogger.com,1999:blog-358479816893203553.post2396896283745344271..comments2009-01-23T18:04:22.722-02:00Comments on Crise aérea do Brasil: Uma conclusão do acidente do LegacyairWatchhttp://www.blogger.com/profile/09091838859317256465noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-358479816893203553.post-5737807976032733882007-12-17T22:54:00.000-02:002007-12-17T22:54:00.000-02:00Caro atcBrasil,Eu gostaria que você fizesse algum ...Caro atcBrasil,<BR/>Eu gostaria que você fizesse algum comentário com algum sentido para eu poder responder, mas está difícil. Pelo jeito você tem problemas de compreensão da lingua portuguesa.<BR/>Se voce quer dizer que o controle de tráfego aéreo é responsável pela separação vertical e horizontal: SIM, mas ele implementa a separação vertical estabelecendo REGRAS para o RVSM. Ele não faz isso dizendo a toda minuto para as aeronaves: suba agora, desça agora... Ele não precisa ficar controlando a todo minuto os níveis em que voam os aviões, para isso existem REGRAS, existem as aerovias. É como no trânsito: os guardas estão nos cruzamentos, e não nas estradas verificando se os motoristas estão na contramão. Não se espera que nas estradas os motoristas estejam na contramão, isto seria uma situação completamente EXCEPCIONAL. Nas estradas os guardas rodoviários somente fiscalizam quem desobedece as regras, enquanto nas cidades eles orientam e disciplinam o trânsito. Na aviação, somente em situações EXCEPCIONAIS eles solicitam a alteração de níveis. É como no transito, somente em situações EXCEPCIONAIS as regras são desobedecidas e não em situações normais.Ao contrário da separação horizontal em que a todo minuto eles estão envolvidos. Quando os aviões estão em rota, só muito excepcionalmente é que podem ocorrer situações de risco de colisão. Foi por isso que o controle de tráfego aéreo brasileiro não imaginou que poderia estar ocorrendo uma situação de risco.<BR/><BR/>Se você não leu, atcbrasil, repito aqui as mentiras e omissões do Sharkey:<BR/><BR/>1. Os pilotos NÂO estavam adequadamente preparados para fazer este vôo: NÃO estudaram o plano de vôo; NÃO conheciam as aerovias brasileiras; NÂO conheciam os nomes das cidades da sua rota;<BR/><BR/>2. Compreenderam errado uma "clearance" incompleta (foi omitida a expressão "as filed"), que seria facilmente compreendida por um piloto que já houvesse voado uma vez pelo menos no espaço aéreo brasileiro ou que tivessem estudado seu plano de vôo;<BR/><BR/>3. NÃO estavam preparados para buscar um Legacy, o qual que conheciam somente através de simuladores, em um país que nunca haviam voado. Dedicaram-se durante o vôo a fazer cálculos de consumo de combustível para o trecho seguinte, ao invés de monitorar os instrumentos, como seria sua obrigação;<BR/><BR/>4. E assim, agiram com negligência não monitorando o funcionamento do transponder, equipamento fundamental para a segurança aérea, admitindo-se que não o desligaram por incompetência, o que seria mais grave.airWatchhttps://www.blogger.com/profile/09091838859317256465noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-358479816893203553.post-70864482178126127662007-12-17T21:00:00.000-02:002007-12-17T21:00:00.000-02:00SeparationIn air traffic control, the risk of airc...Separation<BR/><BR/>In air traffic control, the risk of aircraft colliding is managed by applying separation rules. These rules require aircraft to be separated by either a minimum vertical distance, or, if for some reason they cannot be separated vertically, by a minimum horizontal distance defined by various means. One of the means of determining horizontal separation is by a controller observing the radar returns of the aircraft to be at least a minimum horizontal distance apart. <BR/><BR/>E, alias, falando de "fundamentação" e sem usar frases vazias e de efeito, diga-nos em detalhe e com referências de pedra quais são os erros e mentiras do Joe Sharkey (atenção amgio, ele não é meu amigo, não tem medo!) ATC BRASILATCBrasilhttps://www.blogger.com/profile/10356307275656197196noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-358479816893203553.post-23845716978928784682007-12-15T23:05:00.000-02:002007-12-15T23:05:00.000-02:00Caro atcbrasil,Se o que eu disse "está bem longe d...Caro atcbrasil,<BR/><BR/>Se o que eu disse "está bem longe da verdade e da realidade", diga qual é a verdade e qual é a realidade, mas por favor, com fundamentação. Nada de frases vazias e de efeito. Diga qual é o papel do controle do tráfego aéreo para as aeronaves em rota, além é claro, como foi dito, de assegurar o espaçamento horizontal e salvar a vida de pilotos trapalhões.<BR/><BR/>O espaço aqui está aberto para seus brilhantes comentários, obtidos após intensa dedicação ao Microsoft Flight Simulator, ao contrário do blog do Sharkey que a partir de meias verdades quer construir uma grande mentira.<BR/><BR/>Fique a vontade para contradizer-me, será um prazer.airWatchhttps://www.blogger.com/profile/09091838859317256465noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-358479816893203553.post-39930456978632597712007-12-15T19:51:00.000-02:002007-12-15T19:51:00.000-02:00Caro amigo Airwatch, Como uma pessoa que pretende ...Caro amigo Airwatch, <BR/><BR/>Como uma pessoa que pretende ENTENDER uma coisa do controle do trafego aéreo pode escrever: <BR/><BR/>"Ou seja, desde que o plano de vôo seja corretamente inserido no computador da aeronave, ela pode prescindir completamente do controle de tráfego aéreo após a decolagem."? <BR/><BR/>Meu caro amigo, se tiver o dinheiro necessario e o tempo de ir visitar um centro de controle (ACC) nos Estados Unidos ou na Europa, vc ia provavelmente comprender que tudo isto é bem longe da verdade e da realidade.ATCBrasilhttps://www.blogger.com/profile/10356307275656197196noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-358479816893203553.post-74117331996631986252007-12-07T09:37:00.000-02:002007-12-07T09:37:00.000-02:00Ou talvez o ser. atcbrasil esteja se referindo a a...Ou talvez o ser. atcbrasil esteja se referindo a aeronaves na mesma direção, no mesmo nivel. E como foi dito é uma situação extremamente excepcional (aeronaves próximas com as mesmas características de vôo), pois a principal preocupação do controle de tráfego aéreo é a separação horizontal. Ele cuida disto, liberando as aeronaves nos momentos certos. Este é um dos grandes problemas dos congestionamentos de tráfego aéreo, quando os controladores "seguram" os aviões, principalmente no solo, para aumentar o espaçamento horizontal. Este foi exatamente o sentido do post, que o sr. atcwatch não percebeu. O controle de tráfego tem suas preocupações voltadas para pousos e decolagens, porque em rota os aviões praticamente não precisam de sua ajuda. É por isso que há poucas frequências de rádio no Amazonas e a cobertura de radar é pouco significativa. Basta o avião seguir as regras, que o vôo é extremamente seguro.airWatchhttps://www.blogger.com/profile/09091838859317256465noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-358479816893203553.post-75832252512063595952007-12-06T22:20:00.000-02:002007-12-06T22:20:00.000-02:00Parece que o sr. atcbrasil é que não está bem info...Parece que o sr. atcbrasil é que não está bem informado sobre espaço aéreo rvsm e sobre aerovias UZ's e UW's. A frase "se tem um outro avião na mesmaa rota ocupando o nível, o que fazer?" é completamente sem sentido. Atcbrasil informe-se sobre níveis quando os aviões estão com proa para rumos entre 0 e 179º e entre 180 e 359º, ou aprenda com vários dos meus posts, onde isto é explicado detalhadamente. Aviões NUNCA ocupam mesmo nível em sentidos contrários por definição do espaço aéreo controlado (CTA). Só quando algum piloto inexperiente, como os do Legacy fazem esta besteira. Quando se diz que algo é besteira, nós fornecemos argumentos para justificar o raciocínio. Se não se é capaz, besteira é o comentário infeliz.airWatchhttps://www.blogger.com/profile/09091838859317256465noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-358479816893203553.post-24177985545031247632007-12-05T15:18:00.000-02:002007-12-05T15:18:00.000-02:00Nossa que besteira! O Senhor nunca viu uma aeronav...Nossa que besteira! O Senhor nunca viu uma aeronave voar a um outro nivel de vôo que aquele pedido pelo piloto ou Plano de vôo? Acordo se Airwatch, acorde se. Se tem um outro aviâo na mesma rota ocupando o nivel, o que fazer? Acho você não sabe o que é CTA, principalmente nos Estados Unidos e na Europa? Vai-se informar, vai-se informar!ATCBrasilhttps://www.blogger.com/profile/10356307275656197196noreply@blogger.com