sexta-feira, 7 de maio de 2010

FAA avisa às companhias aéreas para limitar as distrações na cabine de comando

O FAA avisou as companhias aéreas a tomarem medidas cautelares que limitem as distrações na cabine de comando, para aumentar a segurança do transporte de passageiros. “O público que viaja espera que pilotos profissionais tenham atenção ao voo e segurança todo o tempo”, disse o secretário dos transportes Ray LaHood. As orientações neste sentido lembram aos tripulantes que qualquer distração que dirija a atenção das tarefas necessárias pode constituir um risco à segurança. Acrescenta que isto inclui o uso de aparelhos eletrônicos para atividades não relacionadas ao voo. Em outubro passado, os pilotos do voo Northwest 188 ultrapassaram seu destino em 240 km porque estavam usando seus computadores para atividades pessoais, perderam a consciência situacional e também suas licenças para voar.
Parece que a interpretação do FAA para o acidente da Gol foi bem diferente, já que consideraram que não houve indícios de culpa dos pilotos. Na verdade, não se pode dizer que as atividades dos pilotos usando um notebook na cabine de comando por uma hora, enquanto o transponder foi desligado inadvertidamente não estivesse relacionado ao voo: eles estavam lendo os manuais eletrônicos da aeronave na qual voavam sozinhos pela primeira vez e faziam cálculos de consumo de combustível que deveriam ter sido feitos antes de decolar, na preparação para o voo. A ausência do piloto-em-comando por 16 minutos da cabine de comando, também estava relacionada à segurança do voo porque ele foi ao banheiro, e o problema deve ter sido grave para levar tanto tempo assim. É provável que se não se ausentasse por tão longo tempo, estaria colocando em risco a segurança dos passageiros.

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