quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Pilotos do Legacy depõe nos EUA

Para mantê-los atualizados, aqui estão os links para as últimas notícias sobre o acidente da Gol:

Globo.Com - Pilotos do Legacy depõem nos EUA

Folha Online - Pilotos do Legacy prestam depoimento e negam ter desligado transponder

Segundo estas notícias, os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino prestaram depoimento a agentes do Cenipa em Washington entre os dias 29 e 31 de janeiro. Os pilotos ouviram a transcrição da caixa preta do Legacy e disseram que não desligaram o transponder.

“Os pilotos puderam esclarecer uma vez mais que não houve por parte deles nenhum tipo de conduta culposa, negligente”, disse Theo Dias, advogado dos pilotos.


Piloto e co-piloto não olharem para o painel da aeronave durante uma hora, onde era apresentada a mensagem "TCAS OFF" pode ser caracterizado como que tipo de conduta? Theo Dias está redefinindo o sentido das expressões culposo e negligência. E talvez o advogado tenha razão: a mensagem é bem pequena junto à bússola e ao horizonte artificial do confuso Primary Flight Display.

Quando vocês viajam, o que vocês acham que os pilotos devem fazer enquanto vocês dormem tranquilamente em suas poltronas? Eu, de minha parte, espero que os pilotos estejam olhando, mesmo que de vez em quando, para o painel. Eu me sentiria mais seguro.

Nenhum comentário: