sábado, 21 de maio de 2011

A absurda condenação de Lucivando

Lucivando é o controlador condenado pelo acidente da Gol. Foi condenado por não ter ajustado corretamente as frequências correspondentes ao setor onde estava o Legacy no momento da colisão.

De todas as condenações decorrentes do acidente nenhuma poderia ser mais despropositada, absurda e sem sentido.

Às 19:01 os pilotos desligam o transponder inadvertidamente. Às 19:17 Lucivando assume o controle do espaço aéreo onde está o Legacy, já sem a indicação correta de altitude pela ausência do sinal do transponder. Jomarcelo, iludido pelo plano de voo, diz a Lucivando que assume seu posto que ele voa em FL360.

Entre 19:48 e 19:52 o Legacy faz 12 tentativas de contato com o controle de tráfego aéreo mal sucedidas porque as frequências utilizadas pelo Legacy não estavam programadas no controle de tráfego aéreo, situação bastante comum no controle de tráfego e que não cabe agora discutir, mas que não significa nenhuma "falha". Somente em situações de emergência tentam-se todas as frequências, e em último caso a frequência de emergência. Para Lucivando, e para qualquer um que estivesse na sua posição, não se antevia nenhuma situação de emergência. Não havia nenhuma aeronave em sua tela de radar que estivesse em situação de conflito. O Legacy nem mesmo aparecia na sua tela de radar, porque havia desligado o transponder.

Às 19:53 ocorre a colisão. Lucivando foi condenado por não ter ajustado corretamente as frequências e não ter antevisto a situação de perigo.

Como pode haver uma condenação tão absurda???

Se Lucivando tivesse ajustado corretamente as frequências (segundo a equivocada análise técnica), e o acidente tivesse ocorrido às 19:47, ele seria inocentado???

Às vezes custo a acreditar na racionalidade do ser humano.

Globo.com - Justiça condena controlador por acidente do voo 1907 em MT.

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