quinta-feira, 19 de maio de 2011

Controladores julgados em primeira instância pela justiça federal

Um controlador de tráfego aéreo foi hoje condenado e outro foi absolvido hoje pela Justiça Federal de Mato Grosso. Foi condenado apenas o controlador Lucivando Tibúrcio de Alencar por atentado culposo (sem intenção) contra a segurança de voo: três anos e quatro meses de prisão em regime aberto, conversíveis em prestação de serviço comunitário e suspensão temporária do exercício profissional.

Segundo a sentença, ele deixou de seguir os procedimentos recomendados diante da dificuldade de comunicação entre o Legacy e o Controle de Tráfego Aéreo. Ele foi o controlador que não programou em seu console as chamadas frequências auxiliares. Isso teria dificultado o contato entre Legacy e o Centro de Controle.

O sargento da Aeronáutica Jomarcelo Fernandes dos Santos foi inocentado por "insuficiência intelectual" e "inaptidão para o exercício da função". Na Justiça Militar, Jomarcelo foi condenado, em outubro de 2010, a um ano e dois meses de detenção, por homicídio culposo (sem intenção).

O juiz justificou dizendo que ele não tinha experiência (apenas nove meses na função) e nem sabia falar inglês, um requisito mínimo para a função. O juiz federal fez questão de destacar o que disse um sargento experiente, que era responsável pela formação dos profissionais, sobre Jomarcelo: “era controlador que para mim não tinha condições de ser controlador”. Argumentou o juiz que “não se poderia, pois exigir, de Jomarcelo, mais do que ele fez. Pelas suas notórias deficiências, só se pode agradecer por ele não ter errado com muito mais freqüência. Se é que não errou mesmo”. Destacou que o problema foi da formação recebida pelo controlador e não dele diretamente.

Outros quatro controladores – João Batista da Silva, Felipe Santos Reis, Lucivando Tibúrcio de Alencar (condenado agora na justiça federal) e Leandro José Santos de Barros – foram absolvidos pela justiça militar.

Folha.com - Justiça de MT condena controlador por acidente com jato Legacy.
Globo.com - Justiça condena controlador por acidente do voo 1907 em MT

Nenhum comentário: