Joe Sharkey cada vez mais se enforca com seus próprios argumentos em sua defesa patética dos pilotos do Legacy em nome dos interesses econômicos da sua patrocinadora Excelaire. Em sua ausência de lógica, recorre as meias-verdades e nas tentativas de associação de eventos desconexos com a intenção de confundir os leitores de seu blog. Desta forma deixa explícito sua estratégia da confusão para levar as pessoas a crerem que as causas do acidente foram outras e não a total falta de capacidade dos pilotos de conduzirem a aeronave no espaço aéreo brasileiro. Não consegue associar as falhas do controle de tráfego aéreo brasileiro, que as têm e muitas, sem dúvida, com qualquer participação direta no acidente Gol/Legacy, a não ser a sua inércia ao não corrigir as trapalhadas dos pilotos. Não encontra nenhuma associação entre falhas de radar, falhas de rádio, buracos negros e outras que pudessem ter contribuido para o acidente. Continua dizendo que não foram encontradas as causas do desligamento do transponder, como se uma extremamente improvável falha eletro-mecânica pudesse retirar alguma culpa dos pilotos por não monitorá-lo por uma hora. Continua afirmando que o controle de tráfego aéreo de S.José dos Campos “ordenou” que o Legacy trafegasse na contramão entre Brasília e Manaus quando sabemos que isto foi causado pela confusão provocada pelos pilotos por não conhecerem seu plano de vôo, seus níveis de vôo, e os nomes das cidades da sua rota e apenas suas siglas.
Na ausência de algum argumento mais sólido, procura desqualificar as opiniões de especialistas através da indução dos seus leitores a conclusões equivocadas sobre os conhecimentos destes especialistas. Um dos brasileiros que sempre imputaram aos pilotos do Legacy a responsabilidade é o presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves, George Sucupira. Vejam bem que é um representante da classe de pilotos. Sharkey, e nós sabemos bem com que intenções, publicou em seu blog que o “flyboy” Sucupira bateu seu bimotor em um poste de energia. Qual é a intenção de Sharkey ao colocar o acidente sofrido por Sucupira nestes termos? Qual é a relação entre as opiniões de Sucupira sobre o acidente do Legacy com a sua habilidade como piloto? Obviamente nenhuma. Certamente nenhum dos especialistas em aviação precisam ser pilotos habilidosos, nem é isto que os fazem serem eleitos presidentes de associação de pilotos e proprietários de aeronaves. Com certeza têm inúmeras outras qualidades que os fizeram ocupar tais posições. Sharkey quer induzir você, leitor do blog, que Sucupira não sabe nem ao menos pilotar um avião e, portanto não estaria qualificado para emitir qualquer opinião sobre o acidente provocado pelo Legacy. Passa o artigo inteiro descrevendo “hipóteses” formuladas por Sucupira sobre os acidentes do Legacy e do Learjet que se revelaram não comprovadas. Não era necessário fazer tamanho artigo para isso. Em todas as declarações dadas por Sucupira ele mesmo disse que eram “hipóteses” e portando, por definição, seriam comprovadas ou não na apuração. Foram os jornalistas que o procuraram para saber sua opinião. O simples fato de Sucupira apontar várias hipóteses já significa que somente uma delas seria verdadeira e as demais falsas.
Sharkey dedica-se a dizer que não se deveriam culpar os pilotos antes de serem concluídas as investigações, mas foi ele o primeiro a culpar o controle de tráfego aéreo brasileiro pelo acidente. Por que dois pesos e duas medidas? Por que dedica sua vida a inocentar os prováveis culpados, os pilotos, e culpando o controle do tráfego aéreo antes de concluídas as investigações? Por que não defende simplesmente os pilotos ao invés de atacar as instituições brasileiras e pricipalmente o poder judiciário? Por que não disse uma palavra em seu blog que estes pilotos nunca haviam feitos vôos solo em um Legacy antes? Por que não disse uma palavra em seu blog que estes pilotos não conheciam absolutamente nada do espaço aéreo brasileiro? Por que não disse em seu blog uma palavra porque os pilotos não entenderam a autorização verbal em S.José dos Campos e pediram para o controlador repetir e mesmo assim não entenderam? Por que em seu blog não disse uma palavra sobre o que os pilotos estavam fazendo por uma hora enquanto seu transponder estava em stand-by?
Quando mais Joe Sharkey escreve em seu blog, utilizando sua ridícula ironia, mais colabora para demonstrar a culpa dos pilotos e a Excelaire ao escalá-los para esta tarefa. As vezes me pergunto porque Sharkey nos fornece tantos argumentos para considerá-lo alguém que não está em seu juizo perfeito. Lepore e Paladino não devem estar gostando nada desta triste defesa oferecida por Sharkey. Siga em frente Sharkey, nós compreendemos sua insanidade: mais uma triste conseqüencia da imprudência destes pilotos.
sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
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