segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Aviões passam por risco de colisão ao norte de Porto Rico

Um quase acidente ocorreu ao norte de Porto Rico em espaço aéreo controlado pela FAA e foi divulgado pela CNN em 29 de agosto e serve bem para ilustrar o que pode acontecer em qualquer lugar do mundo e de fato tem ocorrido freqüentemente. Controles aéreos e pilotos falham constantemente, mas para isto existem os transponders e TCAS (sistemas anti-colisão). Um Boeing 747 da companhia russa Transaero e um Boeing 737 da Delta que se dirigia de Nova York para Trinidad ocupavam a mesma altitute quando foram alertados pelos seus sistemas anti-colisão e adotaram manobras evasivas para evitar um choque. Nesta área não há cobertura de radares, como não há na maioria do espaço aéreo sobre os oceanos. E porque não há cobertura de radares sobre os oceanos? Porque não há necessidade. Em rotas os aviões seguem regras do espaço aéreo e por isto não há riscos de colisão. Estes acidentes só ocorrem se os pilotos abandonam as regras e ao mesmo tempo não operam corretamente seus transponders. Devido a sua importância, os transponders possuem redundância e se um deles falha o outro pode ser utilizado. Já relatei outros quase acidentes deste tipo e que ocorrem com mais freqüência do que vocês imaginam, quer seja na Europa ou nos EUA. Vejam este incidente entre aviões da British e da Aerolineas Argentinas. Como sempre, nenhuma informação é divulgada e tudo vai para debaixo do tapete.

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